22 de abril de 2012

Pela posse responsável de animais

Uma das principais causas do abandono de cães e gatos são as falsas expectativas que uma pessoa cria ao adotar ou comprar um bicho de estimação. Muitas vezes o dono se encanta por um filhotinho e o leva para casa sem sem imaginar as travessuras que bichinhos cometem vez ou outra, sem levar em conta o tamanho que o animal pode chegar na fase adulta ou se há espaço necessário para ele.

Por isso, uma campanha pela posse responsável se torna uma das medidas mais eficientes para a redução do abandono de animais. Já postamos aqui o site criado pela Pedigree que auxilia potenciais adotantes a escolher uma companhia. Hoje saiu no blog do Estadão o link de um questionário elaborado pela ONG Arca Brasil que ajuda quem deseja um bichinho a descobrir se está apto à adoção.

A ONG também desenvolveu uma lista que elenca os dez mandamentos da posse responsável de animais. Conforme postado no blog do Estadão, são eles:


1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira e guia, e conduzido por quem possa contê-lo.
5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
7. Eduque o animal – se necessário, por meio de adestramento -, mas respeite suas características.
8. Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses. Também é recomendável uma identificação permanente (como o microchip).
10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.


Lembrando que aqui na toca, apoiamos a adoção de animais. São tantos precisando de cuidado e carinho que não há razão ara se comprar uma vida. Há muitos arteiros querendo um novo lar!

16 de abril de 2012

Um pouco de cuidado

O AcidCow (em inglês) resolveu mostrar a diferença que um pouco de cuidado e carinho podem fazer na vida de um cão ou de um gato. Nele estão relacionadas fotos de animais abandonados antes e depois da adoção.
Abaixo vão alguns exemplos. Os posts completos aqui e aqui.

Antes


















Depois



















Antes

















Depois



















Ajude você também a mudar a história de animais abandonados, contribuindo com o trabalho da Zelia na Toca dos Arteiros e/ou adotando um bichinho.

Até mais!

13 de abril de 2012

Seu gatinho é um artista


Pelo menos é o que pensa o pessoal da empresa que lançou o aplicativo para iPad "Paint for Cats", que permite que gatos criem suas obras na tela do tablet. Funciona assim: um rato virtual começa a se movimentar pela. Ao tentar capturá-lo, o gato vai criando manchas coloridas, que formam sua obra de arte. O aplicativo custa US$1,99 e a renda arrecadada é revertida para uma instituição que abriga gatos abandonados. Um iniciativa muito criativa.

Veja um artista em ação:



Para baixar na iTunes store, clique aqui.

Pela Narizinho


Essa bonitona na foto aí em cima é a Narizinho. Ela é uma das dezenas de cachorrinhas que são abandonadas todos os dias. Quando ela foi resgatada pela Zelia, uma bicheira já havia consumido parte de sua face, e ela perdeu um de seus olhos, deixando uma grande ferida aberta. Por esse motivo, a Narizinho precisou receber diversos cuidados veterinários e passar por cirurgias. Os procedimentos e tratamentos que ela precisa, entretanto, são caros. A Zelia tem custeado seu trabalho com recursos próprios e a colaboração de amigos, porém tem se tornado cada vez mais difícil providenciar todo o suporte que os arteiros precisam, ainda mais em casos como o da Narizinho. Aqui abaixo está o preço da última cirurgia que a cachorrinha passou. Nada menos que R$550 reais foram necessários.


Por isso, precisamos muito da ajuda de todos vocês para continuar cuidando da Narizinho e de outros cachorrinhos e gatinhos que precisam recuperar sua saúde. Que tal ajudarmos a Zelia a custear as despesas básicas que tem na Toca (que não são poucas; são mais de 100 animais que precisam de alimentação, água banho, remédios) contribuindo para arrecadar o valor deste tratamento? Essa é a campanha que estamos propondo. 

Você pode fazer um depósito na conta da Zélia e/ou divulgando essa campanha para seus amigos. Você também pode ajudar os companheiros da Narizinho na Toca doando materiais, como ração, roupinhas e remédios, ou adotando um arteiro. Veja mais detalhes (número da conta, etc) na guia Como Ajudar?

Narizinho relaxando

Contamos com a colaboração de todos!
Obrigada desde já :)